sexta-feira, 21 de novembro de 2014

20 DE NOVEMBRO


 

 

Nesta semana de feriado em São Paulo, em comemoração ao dia 20 de novembro, dia do assassinato ao líder do Quilombo de Palmares, símbolo da luta e da resistência DO NEGRO escravo a sua condição desumana, quilombolas que conseguiram através da fuga e da organização de fugitivos das senzalas e perseguidos e marginalizados pelo sistema da época, prostitutas, judeus e índios e que conseguiram sua liberdade no quilombo dos Palmares na serra da barriga, divisa de Alagoas e Pernambuco.

Estes quilombos foram crescendo e dentro de uma serra íngreme e de difícil acesso, conseguiram reunir mais de 20 mil quilombolas, divididos em aldeias e centralizados em Palmares, no topo da serra e que não agrupavam somente negros, mas todos aqueles a quem eram perseguidos e marginalizados pelo sistema colonial português.

Foi destruído por um valente e mercenário paulista, o bandeirante Domingos Jorge Velho que tinha longa experiência em escravizar índios e a luta na selva, e alguns livros oficiais de história ainda representa estes cruel mercenário em herói e desbravador. paulista.

Zumbi dos Palmares teve a sua cabeça cortada e exibida em plena Praça de Recife, isso em 20 de novembro de 1695 e a destruição de Palmares e toda a resistência ao regime cruel e escravista da época, caiu e rolou como a cabeça deste verdadeiro herói do povo negro e descendente e de todos aqueles que acreditam na luta pela liberdade.

Vivo Zumbi dos Palmares!

Aquele que nunca morre, pois esta vivo e mora dentro de cada coração de homens e mulheres hoje sim livres, pois sua luta, nunca e jamais será em vão!

E a luta continua!

 

João do Gueto


Nenhum comentário:

Postar um comentário